DESTILAÇÃO SIMPLES E FILTRAÇÃO
Efetuar a separação por destilação de simples, de uma solução de NaCl e água, verificando e registrando frequentemente a temperatura apontada no termômetro do sistema e verificar a eficácia da destilação ao término do processo.
Introdução
Uma das técnicas mais utilizadas nos experimentos de separação de uma substância não volátil em componentes líquidos é a destilação. Existem alguns tipos de destilação. No experimento presente foi realizado um processo de destilação simples, uma técnica na maioria das vezes rápida, fácil e se bem executada, eficaz. Neste procedimento, é colocada em um balão volumétrico a solução a ser destilada, que será aquecida progressivamente até o ponto de ebulição, onde se converte a vapor e sobe ao condensador, voltando à fase líquida convergindo a uma proveta. O conteúdo menos volátil permanece no balão como resíduo, e o que passa pelo condensador é o destilado. Este experimento irá resultar na destilação de uma solução de NaCl aquoso.
Processo que se destina à separação dos componentes de misturas heterogêneas sólido-líquidas. São utilizados funil, papel-filtro, e copo de béquer para reter o filtrado. A passagem do líquido através do material poroso pode ser efetuada pela ação da gravidade (Filtração Simples) ou por redução da pressão (Filtração por Sucção).
Material e Métodos
Materiais Para o sistema de destilação simples: Termômetro
Rolha
Balão de vidro (balão de destilação)
Entrada de água fria/Saída de água quente
Bico de Bunsen
Condensador
Erlenmeyer
NaCl
Pedras de ebulição
Proveta
Funil de vidro
Para o teste do destilado: AgNO¬3
Dois tubos de ensaio
NaCl
Destilado
Para a filtração: Na2CO3
Becker
Água destilada
Bastão de vidro
CaCl2
Erlenmeyer
Funil
Papel filtro
Procedimentos
Destilação simples:
Montar o sistema de destilação com o termômetro, a rolha, o balão de vidro, as mangueiras para entrada e saída de água, bico de bunsen, condensador e o