Aula 7 Filtra Es E Destila O 1
CURSO DE FARM ÁCIA
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
Prof. Clésio Soldateli Paim
Aula prática 7 – Procedimento de filtração e destilação simples
Objetivo da aula: compreender e aplicar os processos mais usuais de filtração e destilação no laboratório químico.
Processos de filtração
A filtração é um processo de separação de misturas heterogêneas (um sólido e um líquido) e se baseia na passagem desta mistura por um filtro, ou seja, um material poroso que retém as partículas do sólido. Este material pode ser um papel de filtro, algodão, tecido, vidro sintetizado, porcelana porosa, fibras de vidro etc. No laboratório químico o mais usado é o papel de filtro. A passagem do líquido através de material poroso pode ser efetuada pela ação da gravidade (filtração simples) ou por redução da pressão (filtração por sucção).
Método de filtração simples
Utiliza-se um funil simples onde foi adaptado um cone de papel de filtro. Inicialmente, umedece-se o papel com uma pequena quantidade do solvente com que se está trabalhando e efetua-se a filtração como indicado na
Figura ao lado. Durante o processo de filtração não devese encher mais do que 2/3 do filtro. Os últimos traços do sólido devem ser transferidos para o papel de filtro com o auxílio de pequenas porções do solvente. Neste tipo de filtração objetiva-se o sólido.
Método de filtração com filtro pregueado
Quando se objetiva efetuar uma filtração mais rápida e interessa o filtrado, utiliza-se papel pregueado (Figura
(a)
(b)
(c)
ao lado), o qual apresenta maior área filtrante. papel pregueado
Algumas vezes é necessário filtrar uma solução a quente. Nestes casos, pode-se utilizar um aquecedor de funil de paredes duplas, no interior do qual circula água quente. Ou então, filtrar em pequenas porções no funil comum, mas mantendo sempre em ebulição a solução a ser filtrada.
Método de filtração à vácuo (filtração por sucção)
O frasco kitassato, provido de um funil de Büchner, é ligado a