filosofos
Para falar em Tonoscopia, devemos começar explicando onde ela se encaixa na química. o conceito de propriedade coligativa das soluções: são propriedades que surgem pela presença de um soluto e dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto; elas se originam a partir da presença de um soluto não-volátil e um solvente. A quantidade, e não a qualidade, das partículas que estão dispersas na solução é que irá influenciar na intensidade das propriedades (ou efeitos) coligativas. Assim, quando fazemos a análise química de um líquido em estado puro e da solução desse mesmo líquido e constatamos que houve mudanças no comportamento do líquido devido à presença do soluto, dizemos que ocorreram mudanças nas propriedades coligativas desse líquido. Um exemplo: quando dissolvemos sal na água e aquecemos a solução, essa entra em ebulição mais rápido do que a água pura.
Tonoscopia: Ocorre uma diminuição na pressão de vapor do líquido. Essa propriedade estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente quando lhe é adicionado um soluto não-volátil.
Sua fórmula é: Δp = P2 – P, onde:
P = pressão de vapor da solução
P2 = pressão de vapor do solvente
Desenvolvimento
Entende-se que tonoscopia, tecnicamente falando, é o que estuda os efeitos do abaixamento da pressão de vapor máxima de certo líquido, cujo responsável é uma solução não-volátil adicionada à solução.
Em uma solução, quanto maior for o número de mols do soluto, menor será a pressão máxima de vapor dessa solução.
A velocidade de evaporação da água (a) diminui quando lhe adicionamos glicose (soluto não-volátil) (b).
A presença de um soluto não volátil em uma solução pode levar ao surgimento da Tonoscopia, essa é uma propriedade coligativa que leva a uma diminuição da pressão de vapor de um líquido.
Importante: Quanto maior for o número de mols do soluto não-volátil na solução, maior