Filosofia
1. Explique com suas palavras qual é a diferencia entre educação informal, não-formal e formal.
2. Dê algum exemplo de educação acidental diferente daquele apresentado no texto.
3. Leia o dropes 1 e faça uma relaçãode organizações não-governamentais voltada para o ensino não-formal. Escolha uma delas para investigar como consegue captar recursos para sua implementação e como são contratados os profissionais que atuam nela.
4. Por que na atividade escola não podemos nos basear em convicções sobre o que é a “criança em si”, a “família em si”, a “mãe em si” e assim por diante?
5. Para Freud, o amadurecimento do adulto depende da “morte” dos “pais infantis”. Explique qual é o significado dessa “morte”. Estenda a discussão para a necessidade da “morte” do professor na relação de ensino-aprendizagem, analisando em que sentido essas “mortes”são condição para emancipação do filho ou do aluno.
6. A parti das noções de “sentimento de infancia” e de “sentimento de família”, discuta por que é importante que o professor tenha uma visão histórica e política da criança e da família.
7. Que relação existe entre o conceito burguês de família e as alterações da arquitetura da casa? Como esse processo tem-se acentuado nas construção das residências ainda hoje?
8. “As densas lembranças e a doce sem-razão das crianças do campo, em vão procurá-la-ia,eu, em mim. Nunca esgavaratei aterra nem farejei ninhos(...) nem joguei pedras nos passarinhos. Mas os livros foram meus passarinhos e meus ninhos, meus animais domésticos,meu estábulos e meu campo; a biblioteca era um mundo colido num espelho; tinha sua espesssura infinita, a sua variedade e a sua imprevisibilidade. (...) Foi nos livros que encontrei o universo;/ assimilado, classificado, rotulado, pensado e ainda temível; e confundi a desordemde minhas experiências livrescas com o curso aventuroso dos acontecimentos reais. Daí veio esse idealismo de que gastei trinta anos para me desfazer.” A partir dessa citação,