Filosofia
A reflexão é um pensamento, porem nem todo pensamento é uma reflexão. Isso se dá ao fato de que o pensamento reflexivo é capaz de avaliar, retomar, pensar cuidadosamente, verificar o grau de adequação que se encaixa ao real numa busca sem fim pelo significado. Isto se da ao ato de filosofar. Porem para uma reflexão ser adjetiva de filosófica, é preciso que ela tenha pelo menos três requisitos indispensáveis: Radicalidade, rigor e globalidade( de conjunto).
Na radicalidade, é preciso ir ate as raízes da questão, até o principio, que nos leva a uma profunda reflexão. O rigor, é necessário para garantir o primeiro requisito, ele faz a sabedoria popular tomar uma linha de pensamento ate chegar a conclusão racional. E é na globalidade que a filosofia se distingui da ciência, pois não ha um objeto determinado, ela está em qualquer problema real. Por isso se diz que a filosofia é uma eterna busca, onde seu campo de ação se encontra nos problemas, enquanto a ciência isola seu aspecto do contexto e o analisa separadamente, a filosofia, a coloca no contexto e a examina em função do conjunto.
Em suma, a filosofia vem antes da ciência. Ela, que é o pensar, gera a duvida, o problema, faz a pergunta de pesquisa e quem aprofunda os fatos é a ciência. Ela não contem um significado e substancia única. Os pensadores se colocam a procura do homem, do que ele diz e observa o que ele faz, se interessa por ações. Eles desejam partilhar o destino comum da humanidade.