VACINAS
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA- UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE- CCS
ENFERMAGEM E SAUDE COLETIVA I
JAMILE NASCIMENTO DA SILVA
GP semana 13: o território como espaço para o desenvolvimento de práticas em saúde ambiental, epidemiológica e sanitária.
Outubro -2014 Fortaleza CE
Objetivos:
Compreender a função da vigilância em saúde
Descrever a ocorrência de surtos
Compreender o processo de notificação epidemiológica
Citar a composição da vigilância em saúde e seus componentes
Descrever as funções das vigilâncias que compõem a vigilância em saúde
1- Tem como funções a observação e análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.
Coordena o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde; Desenvolve e implementa ações de controle e combate aos agravos; Analisa índices de morbimortalidade.
Abrange as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, devendo constituir espaço de articulação de conhecimentos e técnicas.
A vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, é a mesma coisa, seriam um conjunto de indicadores de saúde que estariam sendo monitorados continuamente e um conjunto de ações em torno do levantamento de informações, dados, conhecimento de qualquer evento que possa auxiliar os profissionais a tomarem ciência de fatos relacionados a agravos, doenças na saúde da população que possam ser controladas, e possa se tomar ações para o controle dessas situações.
De uma maneira geral é função da vigilância em saúde:
• coleta de dados;
• processamento dos dados coletados;
• análise