filosofia
fcj^N,
C O N S I D E R A Ç Õ E S S O B R E U S I N A S HIDRELÉTRICAS E
IMPACTOS AMBIENTAIS NO SUDOESTE PARANAENSE
Beatriz Rodrigues
Carrijo1
Resumo
0 d e s e n v o l v i m e n t o dessa p e s q u i s a visa resgatar u m p o u c o d a s c a r a c t e r í s t i c a s e t r a n s f o r m a ç õ e s r e c e n t e s q u e v ê m o c o r r e n d o no S u d o e s t e d o P a r a n á , p r i n c i p a l m e n t e e m f u n ç ã o d o s i m p a c t o s a m b i e n t a i s c a u s a d o s p e l a c o n s t r u ç ã o de u s i n a s h i d r e l é t r i c a s . Os r e s u l t a d o s a p o n t a r a m p a r a u m a s i t u a ç ã o d i f e r e n c i a d a na r e gião, e x i g i n d o c o n t i n u i d a d e nas r e f l e x õ e s sobre esse t e m a .
Palavras-Chave:
Impactos Ambientais,
Usinas Hidrelétricas, Sudoeste d o
Paraná.
Introdução
No presente texto busca-se fazer alguns apontamentos sobre os impactos ambientais advindos da construção de usinas hidrelétricas na mesorregião sudoeste paranaense. Sabe-se que mesmo empreendimentos de pequeno e médio porte causam uma série de impactos no meio físico, seja somente na área pontual ou ainda em seu entorno. Tal problema se agrava quando esses empreendimentos são um sucessivo ao outro num mesmo canal fluvial.
Essa prática é comum em diversas áreas do Brasil e se repete no sudoeste paranaense nas bacias hidrográficas do rio Iguaçu e do rio
Chopim, seu afluente. Parte-se do princípio de que os impactos causados por essas construções precisam ser melhor discutidos e estudados. A previsão de impactos em empreendimentos isolados não supre uma visão regional que teria como objetivo contemplar as alterações oriundas do conjunto dos empreendimentos hidrelétricos.
Nesse sentido, pretendemos levantar alguns elementos gerais presentes na região sudoeste do Paraná que apontam as transformações possíveis de serem percebidas numa