as 21 irrefutaveis leis da liderança
Como o próprio nome já diz é um livro sobre liderança. Independente da posição que ocupamos profissionalmente, todos nós ocupamos uma posição de liderança em algum momento de nossas vidas, seja em nossa família, entre nossos amigos e no mínimo somos líderes de nós mesmo. O Livro aborda a importância que o líder precisa dar sobre as 21 leis para que possa desenvolver e exercer a liderança, e liderar pessoas. Ele fala que nenhum líder é bom em todas as 21 leis, mas é necessário que ele saiba em quais ele se encaixa. ou que se cerque de pessoas que complementem suas fragilidades, ou seja, que os membros de sua equipe sejam excelentes nas leis em que o líder não é. O autor John C Maxwell aponta que para liderar com eficácia é preciso fazer 21 coisas ( que no livro ele chama de leis ), porém ninguém faz todas bem, mas podemos desenvolvê-las. Abaixo as 21 leis que são abordadas no livro.
1 - A lei do limite
Essa lei demonstra o limite de cada pessoa, pois algumas alcançam o sucesso e outras não, por causa da lei do limite, a capacidade de liderança sempre é o limite da eficácia pessoal e da organização. Há pessoas que enxergam antes e mais longe, não se incomodam com obstáculos e buscam o sucesso dia a após dia, porque o limite e a capacidade de liderança delas é maior. No capitulo Cita-se de exemplo os 2 fundadores da Apple, Steve Wosniak que era um gênio da engenharia, mas que provavelmente estaria até hoje projetando circuitos no porão de sua casa. Muito diferente de Steve Jobs, uma pessoa cujo o limite de sua visão e capacidade de liderança era muito maior, o que lhe permitiu criar uma das empresas mais valiosas do mundo. Se queremos ter sucesso na vida, um grande passo é aumentar o limite de nossa capacidade de liderança.
2 - A lei da influência
Liderança não pode ser indicada, atribuída, concedida ou exigida e não pode ser comprada. Liderar é influenciar, os verdadeiros lideres são capazes de