Filosofia
1-Qual o objetivo de São Tomás de Aquino ao formular “As cinco vias da prova da existência de Deus”?
- Provar que Deus existe.Supõe a possibilidade de se chegar ao entendimento de Deus,a partir da consideração do mundo natural,que entendemos como criação divina,ainda que parcial e indiretamente.
2-Qual a importância da causalidade na argumentação de São Tomas de Aquino?
-Causalidade, ou determinação,é a interação entre dois eventos,sendo que o segundo depende do primeiro para que exista. Pra São Tomás de Aquino,-que em sua segunda via,levanta a sua prova sobre a existência de Deus,na relação de causa e efeito-,a causalidade serve para mostrar que as coisas só são,pois tem uma causa maior que as fazem ser e não depende de nenhuma outra para existir.
3-Que relação podemos estabelecer entre as “cinco vias”/
- Que todas elas mostram o quanto tudo depende de Deus ou de sua intervenção,para que existam.
4-Em que sentido podemos entender a “terceira via’ como argumento cosmológico?
-A “Terceira Via”,tem como objetivo explicar a necessidade da existência do universo,ou seja,o cosmo,colocando em vista também a soberania de Deus ao dar origem a todas as coisas.
5-Qual a concepção de Deus encontramos nas “Cinco Vias”?
- 1ª: Chega-se a conclusão de Deus como algo movente,que não é movido por nenhum outro.
-2ª:Ele fala que nas coisas sensíveis encontramos uma ordem de causas eficientes,estas não podem ser causas eficientes de si mesmas,pois assim,elas existiriam antes de si mesmo,o que é impossível. Aí tem a necessidade de admitir alguma causa eficiente primeira,ou seja,Deus.
3ª: Existem coisas que podem ser ou não ser,já que vemos algumas coisas que são formadas e se