AS FACES DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS
Com a educação pretende-se que o educando de algo em troca para a sociedade e ajude a enriquecê-la, para conseguir cumprir este objetivo devemos oferecer situações e experiências para que haja uma modelagem adequada, a nova sociologia da educação tem como tema central o papel da educação na produção e reprodução da sociedade de classes, e coloca como problematização dos currículos escolares no centro da análise sociológica de educação. Cabe a escola preparar técnica e subjetivamente as classes sociais para ocuparem os seus devidos lugares na divisão social.
A várias forças culturais que influenciam no comportamento, no processo educativo são os fatores familiares, o grupo onde o educando esta inserido e o ambiente escolar, esses fatores podem ser benéficos ou maléficos, pois , podem motivar ou desmotivar a aprendizagem, para planejar melhor é preciso conhecer esse para que se possa obter um ensino mais eficiente.
A turma é muito importante para os adolescentes, pois eles preferem seguir os padrões do seu grupo do que o padrão dos adultos, para poder enturmar-se no seu grupo ele pode diminuir o seu rendimento escolar. O aluno vive dentro de uma comunidade e pertence a um grupo social. Os educadores e pedagogos deveriam formar conceitos humanísticos que é capaz de dar ao educando condições de adaptação a qualquer tipo de sociedade no tempo e no espaço.
FUDAMENTOS PSICOLÓGICOS
Os humanos são seres que tem a capacidade aprender, a educação enquadra todas as situações que provocam a aprendizagem, através da aprendizagem os seres humanos podem melhorar a sua qualidade de vida, pois, permite com que ele transforme o ambiente onde ele vive em beneficio próprio, a didática faz parte da pedagogia ela ajuda no processo de aprendizagem, devido ao fato de organizar e sistematizar o conhecimento, através da didática é possível ajudar a pessoa que esta com dificuldade de aprendizagem, consiga aprender, ele tem como enfoque a