Educação a Distância e suas faces, afinal o método EAD é eficaz?
As consequências do grande número de desistentes por parte dos acadêmicos refletem tanto na instituição, que oferece a modalidade de ensino, quanto nos seus alunos. Tal situação mostra um forte índice de ineficiência por parte da instituição e também a frustração, em relação à aprendizagem, daqueles que buscam a EAD.
Segundo Ivana Maria Schnitman, Ph.d em educação pela West Virginia University (WVU) e coordenadora da Pós-Graduação EAD da FTC , “toda interação da educação online ocorre através de interfaces digitais”, sendo assim, é possível perceber a importância da mediação pedagógica para que o aluno tenha uma experiência educacional de sucesso utilizando o método.
Percebe-se também a necessidade, de tais instituições EAD, analisarem e considerarem o perfil dos alunos que a elas recorrem. Isto se deve ao fato de que a modalidade exige do aluno uma capacidade de auto-estudo muito elevada, já que este estudante não terá o professor no espaço físico para auxiliá-lo e sim a mediação pedagógica de docentes on-line e em algumas instituições um tutor em sala de aula, porém não cabe a este tutor ensinar e sim se responsabilizar pela turma, realizar debates e tirar dúvidas referentes aos trâmites legais do curso.
Sendo assim, o acadêmico deve estar ciente de que, para obter uma boa experiência de aprendizagem na EAD, é necessário que ele tenha estas características que o levam a buscar o autoconhecimento e