filosofia
2. Entendo que o prazer é uma busca do ser humano, e sem ele não teríamos felicidade na vida, por isso seria o princípio da vida feliz. Porém, a busca incessante pelo prazer, com certeza, traz sofrimento. É o eterno sentimento de descontentamento, você nunca consegue prover as mesmas sensações que teve outrora.
3. O desejo realizado aumenta nossa força para existir e pensar e gera alegria, amor. O desejo frustrado diminui nossa força e gera tristeza,
Por isso, devemos realizar nossos desejos, pois são eles que nos dão força para viver, ao contrário, seremos fracos e tristes.
4. A autonomia é a capacidade de autodeterminação. Um agente qualquer só pode ser considerado autônomo quando suas ações são verdadeiramente suas e não motivadas por influências ou fatores externos. Heteronomia: denominar a sujeição do individuo à vontade de terceiros ou de uma coletividade. Opõe-se assim ao conceito de autonomia onde o ente possui arbítrio e pode expressar sua vontade livremente. É um conceito básico relacionado ao Estado de Direito, em que todos devem se submeter à vontade da lei.
5. Consiste em buscar na raiz da linguagem dos povos os "sentidos morais" desses povos.
Nietzsche estudou muito os termos "bom" e "mau" em diversas culturas, buscando as raízes etimológicas dessas palavras, chegando a conclusões interessantes, como “bons” estar mais ligado a palavras ligadas a "nobre" e "mau" estar mais ligado a palavras relacionadas a "escravo".
Depois dele, Foucault estudou a "genealogia do saber", buscando as raízes dos