Max Weber
Prova de Sociologia Clássica II
Aluna: Rosinei Dantas de Castro Azevedo
Questão Número 5 - MAX WEBER
Max Weber era alemão, nasceu em 1864 e morreu em 1920, era jurista, economista e sociólogo. Sua obra recebeu influências de Nietzsche e Karl Marx, esse fica evidente ao perceber que ambos partilharam o mesmo tema - o capitalismo ocidental - estudando-o em todos os seus aspectos, seja, histórico, econômico, ideológico e sociológico.
Weber defende uma sociologia objetiva focada na interpretação dos fatos, além de interpretativa, ela seria também compreensiva, ou seja, Weber funda uma sociologia compreensiva, porém, relativamente objetiva, que estuda os fatos de dentro do ponto de vista da pessoa, levando-se em conta as motivações, ele acha importante colocar-se no lugar do outro e ter a “visão de mundo” e o “conhecimento a fundo” dos fatos, ainda assim, weber diz: “é apenas uma interpretação do que eu posso dar”. Para Weber, esta visão de mundo, está ligado a “cultura” e a “valores” e os valores influenciam o meio, tem-se então o “Ethos” - visão de mundo atrelado a valores.
A visão de Weber sobre sociedade se diferencia da visão de Durkheim sobre o mesmo tema, no aspecto do indivíduo, que ele vê de maneira mais “cuidadosa” e por um prisma que Durkheim não contemplou em seus estudos sobre sociedade; que vem a ser as relações de poder em vários aspectos e setores da vida humana. O conflito e as classes são outros temas que Durkheim não aborda em seus estudos, porém Weber relaciona-os e consegue daí extrair com um determinado grau de subjetividade, a concretude de sua sociologia compreensiva, sem que com isso perca-se a objetividade, nestes termos: onde existem indivíduos, existe classes, onde há classes, existe relações de poder, onde há poder, existe o conflito.
A Sociedade, como Weber a concebe, é um emaranhado de espaços de ações humanas, onde em cada um desses espaços acontecem também as relações de poder. Exemplos