Homossexualidade
TRABALHO DE SOCIOLOGIA – CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDIOSOS
_
Sendo a homossexualidade um tema atual, mas sempre presente na sociedade, temos grande contribuições de estudiosos, dentre eles:
JOHN GAGNON(1931)
Nascido em Massachussetts, graduado na Universidade de Chicago, obteu seu título de Ph.D. em 1969. É um sociólogo pioneiro nos estudos da sexualidade humana e é autor de mais de 15 livros e 500 artigos, mas seu trabalho principal se encontra no livro ‘’Sexual Conduct: The Social Sources of Human Sexuality(1973)’’, com o co-autor William Simon. John também foi professor de Sociologia da Universidade de Nova Iorque.
No âmbito da homossexualidade, ao contrário do sexólogo Kinsey, ele dita que a orientação sexual é construída socialmente, ou seja, a homossexualidade é resultado do gênero, não do sexo.
John também critica a discriminação que existe entre homossexual e heterossexual, principalmente do preconceito com este primeiro, onde é visto como um problema, o lado oposto e ruim da sexualidade.
Em entrevista para a revista brasileira Época(2006), John Gagnon afirmou que os desejos sexuais, a atração e a orientação sexual é um produto que deve ser levado em conta os fatores sociais, pois é através da sociedade que os pensamentos mudam ou conservam.
‘ÉPOCA – O que acha da escala Kinsey, que identifica a preferência sexual em seis estágios que variam da homossexualidade total à heterossexualidade total¿
GAGNON – É um jeito interessante de pensar a sexualidade, mas deixa de lado todos os fatores sociais. Kinsey queria criar uma variável contínua, mas as pessoas vivem de modo descontínuo. Há uma diferença entre ter uma identidade sexual e uma prática sexual. Um homem que se diz gay não é homossexual apenas porque faz sexo com homens. Ser gay tem a ver com o comportamento com os amigos, a política, etc. O gay é uma nova pessoa social. Há homens que só tem relações sexuais com homens, mas não se apresentam como gays porque não pensam como