concreto
1. Introdução
2. Objetivo
3. Revisão bibliográfica
4. Conclusão
5. Referências bibliográficas
1. Introdução
Todo concreto com função estrutural: sapatas, vigas, pilares, lajes, etc. deve ser controlado. Isto significa que os materiais que serão empregados no concreto: cimento, água, areia,brita e aditivos, devem ser previamente analisados antes de sua utilização para garantir a resistência do concreto. O concreto possui três propriedades mecânicas a resistência a compressão,resistência a tração e modulo de elasticidade, estas propriedades podem ser determinadas a partir de ensaios em laboratório, a resistência a compressão é a principal propriedade do concreto, estes ensaios temcomo objetivo o controle de qualidade do concreto para atender as especificações necessárias.Para determinar a resistência à compressão do concreto são moldados corpos de prova de acordo com a NBR5738
2. Objetivo
Esta instrução de trabalho se aplica a moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos utilizados nos ensaios de compressão e tração por compressão dialmetral e corpos-de-prova prismáticos utilizados no ensaio de tração por flexão. Não se aplica aos concretos com abatimento igual a zero ou misturas relativamente secas.
3. Equipamentos Utilizados
- Molde cilíndrico;
- Moldes prismáticos;
- Haste de compactação;
- Colhe de pedreiro ou concha; 3. Metodo De Ensaio 3.1 Preparação dos Moldes:
a) Antes de proceder a moldagem dos corpos-de-prova os moldes e suas bases devem ser convenientemente lubrificados com óleo e devem também ser verificados quanto ao seu fechamento e vedação.
b) A superfície de apoio dos moldes deve ser rígida horizontal, livre de vibrações e outras pertubarçoes que possam modificar a forma e as propriedades do concreto dos corpos-de-prova durante sua mildagem e inicio de pega.
3.2 Moldagem dos corpos-de-prova:
c) Obter amostra de concreto fresco.
d) Proceder uma previa remistura