Filosofia
Aluna: Larissa Sousa Santana
Professor (a): Valdir
Outubro de 2014
Almenara - MG
Questões
1) Segundo Sócrates, qual o papel do filósofo?
Para Sócrates, o papel do filosofo era sempre questionar tudo a sua volta, e nunca pensar que já saber de tudo, ele busca sempre buscar a verdade e a clareza.
2) Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida"?
Sócrates achava que todos nós seres humanos devemos ser responsáveis pelos nossos próprios atos, e também assumir a responsabilidade de viver uma vida correta, e ele achava que se você não parasse para refletir nos seus próprios atos e decisões, deveria de maneira correta, não continuar vivendo.
3) Como Sócrates responde as acusações que lhe são feitas?
E agora desejo fazer uma profecia a vocês que me condenaram; pois me encontro agora no momento em que os homens mais profetizam, que é pouco antes da morte. Digo-lhes, homens que me executam, que o castigo recairá sobre vocês logo após minha morte, muito mais atroz que o castigo que me impõe.
4) Por que segundo Sócrates é importante ouvir as leis de Atenas?
Por que Sócrates além de gostar de Atenas, gostava também das suas leis por que o filosofo prefere não colocar a sua existência acima da existência da lei, por que diante as Leis do Habes que é importante se pôr e permanecer justo, para não ser preciso dar explicações ao injustificável.
5) Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem à proposta de Críton para que Sócrates fuja para o exílio?
Sócrates preferiu pagar uma multa ao estado mesmo sendo alta do que aceitar a proposta de Críton. Segundo as leis de Atenas, Sócrates teria agido contra as leis de seu país, que preveria igualdades e os mesmos direitos à todos.
6) A condenação de Sócrates tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio, como quer Críton, ou a fuga significa responder a uma injustiça com