Filosofia
Sem repostas para todos os fenômenos o homem inventou entidades para explicar a natureza, todas as manifestações naturais tinham explicações fantasiosas, período este conhecido como o da mitologia,com o passar do tempo procurou-se explicações racionais para o que verdadeiramente acontecia,fazendo com que nesse momento presenciamos a passagem da mitologia para a filosofia.
Pré-socráticos
Tais pensadores buscavam explicações para os fenômenos existentes na própria natureza, assim as explicações estavam na água, no fogo, no ar e etc.
O Heráclito Nada é imutável, tudo flui estamos em constante movimentação
Parmênides O ser é e não pode não ser. (afirmação de único)
Filosofia Medieval
Voltou toda para a religião, fazia estudos sobre livros sagrados, Deus passava a ser o centro de toas as analises filosófica, a diferença que naquele tempo a filosofia baseava-se no teocentrismo. Santo Agostinho pregava que era preciso chegar no intimo para poder crer,permanecendo assim o homem livre.Assim a diferença da lei natural que era a de DEUS e a temporal criada pelo o Homem,enquanto santo Agostinho falava que a fé era o principal instrumento para que o homem alcançasse a virtude,santo tomas de Aquino veio colocar a razão ao nível da fé,os atos humanos devem ser considerados para efeito de atribuição de justiça.Para Aquino a verdade seria alcançada pela razão naturalmente a racionalidade humana tendo assim características divinas.Para Agostinho a fé poderia estar juntos ou separadas.São tomas de Aquino dizia que só alcança com a fé a razão.
Filosofia Moderna
O principal movimento filosófico moderno foi o iluminismo em um importante texto onde Immanuel Kant define ideal iluminismo como “Fazer uso da própria razão, independente da direção do outrem”. Os filósofos desse período tinha como eixo de debate o homem e não DEUS.O Iluminismo defendia o antropocentrismo,os direitos individuais na propriedade privada,a revolta contra o rei.A razão volta