ALMOXARIFADO E COMPETITIVIDADE
Cascavel
2014
Graduando em Administração.
Resumo
Cada vez mais as empresas buscam um diferencial competitivo que as destaque entre as demais. Nesse contexto, o almoxarifado também tem adquirido um aspecto estratégico para as organizações, pois a partir do pleno funcionamento do almoxarifado é possível melhorar o atendimento aos clientes e também dos demais setores da empresa. Atualmente, esse setor tem utilizados sistemas que proporcionam maior facilidade na organização no processo de entrada e saída de material.
Palavras chave: Materiais, Patrimônio, Administração, Almoxarifado.
1 Introdução
As necessidades de materiais nem sempre são imediatas e quase nunca são constantes. Portanto, ocorrem grandes alterações, que deve ser levadas em consideração, pois, enquanto os materiais não são necessários, eles precisam ser armazenados e no momento oportuno em que são necessários, os materiais devem estar prontamente disponíveis para sua utilização, dessa forma, é possível compreender a importância que o almoxarifado tem dento de uma organização. Além disso, o almoxarifado tem potencial para ser um diferencial estratégico dentro das organizações em virtude do impacto que poderá propiciar no atendimento às necessidades do cliente, oferecendo condições para que os setores funcionem de forma eficiente, contribuindo assim com a redução dos custos operacionais.
2 Histórico dos Almoxarifado
A necessidade de criar estoques, e consequentemente o controle dos mesmos surgiu com a necessidade que o homem teve de se alimentar. Porem, com o passar do tempo, os estoques foram evoluindo, deixando de ser um simples armazém, quase sempre o pior e mais inadequado local da empresa, onde os materiais eram acumulados de qualquer forma, utilizando-se mão-de-obra desqualificada, conforme explica Pozo (2010), e se tornando um lugar bem organizado, que atende as especificações de