Administração de Recursos Materiais
Gestão de Materiais:
Conceitos Básicos.
2º Bloco
I.
II.
Avaliação de Desempenho;
Gestão de Estoque.
3º Bloco
I.
II.
Continuação de Gestão de Estoque;
Regras para Elaboração de Políticas de Controle de Estoque.
4º Bloco
I.
II.
Continuação de Regras para Elaboração de Políticas de Controle de Estoque;
Informações para Controle de Estoque.
5º Bloco
I.
Exercícios Relativos ao Encontro.
1º Bloco
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.
I.
GESTÃO DE MATERIAIS
CONCEITOS BÁSICOS
O objetivo principal de uma organização é obter lucros, e sendo possível maximizá-los. Contudo, os investimentos normalmente são investidos em: equipamentos, financiamentos, reservas de caixa e estoques, o que não geram retorno pelo simples fato de aumentarem ou não, pois não refletem diretamente nas vendas.
O setor de estoque, foco dos nossos estudos, como vimos por si só não geram lucros, mas se forem insuficientes podem comprometer a produção ou limitar as vendas. Assim, com a globalização a competitividade entre as organizações tornou-se mais ampla, já que a competição não é mais a nível municipal ou estadual e sim a nível mundial.
Sendo assim, as organizações precisam diminuir seus custos em todos os segmentos possíveis, isso inclui o setor de estoque, o que então modificou todas as antigas e clássicas teorias desenvolvidas sobre a área.
Atualmente, com a globalização a importância da área de materiais passou a ser reconhecida, pois a competitividade está em colocar o produto certo, na hora certa e na quantidade certa para o cliente final.
ÁREAS DO SETOR DE MATERIAIS
Em uma organização tradicional o setor de material possui algumas divisões relativo às suas áreas de concentração:
Controle