Filosofia
Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga. Autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas (a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental).
Nasceu entre 428/427 a.C. em Atenas, e morreu entre 348/347 a.C., em Atenas.
Juntamente com o seu mentor, Sócrates, e o seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da Filosofia natural, da ciência e da Filosofia Ocidental.
O que é a Alegoria da Caverna?
A Alegoria da Caverna (também conhecida como Parábola da Caverna, Mito da Caverna ou Prisioneiros da Caverna) foi escrito por Platão um filósofo grego, e encontra-se na obra intitulada “O Livro VII” de “A República”.
Trata-se da exemplificação de como podemos libertar-nos da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz na verdade, onde Platão discute a teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado Ideal.
O que aconteceria a alguém, que tendo vivido a vida toda na “escuridão”, fosse de repente libertado dela?
Se alguém que, tendo vivido a vida toda na “escuridão”, no “escuro”, na ignorância, na solidão, fosse, de repente libertado dela iria suspeitar, iria estranhar, iria ter medo, pois durante toda a sua vida ao ter sido isolado do resto do mundo, ao não ter conhecimento do se passava no mundo, à sua volta, não saberia o que fazer, como agir, como reagir e como socializar. Iria estar de “pé atrás”, desconfiado e medroso. Teria muitas perguntas, às quais quereria resposta, mas acima de tudo quereria saber o porquê de ao fim de tanto tempo/anos, ter sido libertado, assim tão de repente da “escuridão”.
Mensagem: “Uns vivem da na escuridão; outros vivem da escuridão dos outros”.
Diogo Santos
Sistematização da reflexão tida na aula anterior
→Viver na “escuridão” pode ser: ● Viver limitado a uma certa realidade, que se toma com sendo a única realidade (a realidade do preconceito, do medo, etc…).
→A “luz” pode significar: