filosofia
Pierre-Auguste Renoir, nasceu em Limoges dia 25 de fevereiro de 1841 e morreu em Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista.
Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal objectivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de fato, teve um período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual se voltou para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas. Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, por sua beleza e sensualidade.
Obras
Débora Andrade, nº 6
PUBLICADA POR TURMA 9ºA À(S) 07:12 SEM COMENTÁRIOS:
DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009
Tiziano Vecellio
Tiziano Vecellio nasceu em Pieve di Cadore, em Itália, por volta de 1490.
Aos nove anos de idade foi enviado a Veneza para viver com um tio e tornou-se aprendiz de Sebastiano Zuccato. Pouco depois entrou no ateliê de Gentile Bellini.
Os seus maiores mestres, no entanto, foram Giovanni Bellini, irmão de Gentile, e Giorgione Castelfranco, renovador da pintura veneziana. Em 1508 colaborou com Giorgione na decoração do Fondaco dei Tedeschi.
Após a morte prematura de Giorgione em 1510, Ticiano encarregou-se de terminar vários dos quadros do mestre, o que gerou polémicas sobre a autoria principal dessas obras. Depois passou a trabalhar sozinho e provocou escândalos ao pintar nus em cenas bíblicas e em paisagens venezianas conhecidas.
Após essa época, Tiziano passou a dedicar-se ao retrato, género em que alcançou profundidade psicológica ao procurar transmitir a personalidade de seus retratados pela escolha da atitude e