Machado de Assis - felicidade pelo casamento
R.A. B233BI-5
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CONTO: “FELICIDADE PELO CASAMENTO” - MACHADO DE
ASSIS
Araçatuba/2013
1
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CONTO: “FELICIDADE PELO CASAMENTO” - MACHADO DE
ASSIS
Trabalho desenvolvido para disciplina de Atividade
Prática Supervisionada, ministrada pelo Professor
Nazil Canarin do curso de Direito da Universidade
Paulista Campus de Araçatuba, como forma parcial para a aprovação da disciplina.
Araçatuba/2013
2
DIREITO E LITERATURA
Para que o Direito se desenvolva, é fundamental que suas estruturas sejam formadas por elementos externos a ele. Neste liame, encontram-se as múltiplas áreas do conhecimento, com destaque especial para a Sociologia, Filosofia, Economia, Antropologia, História,
Psicanálise e a Literatura, as quais se tornam instrumentos de análise do Direito, da plena hermenêutica jurídica, e tem como objetivo atender às exigências da sociedade, que apresenta constantes transformações.
Assim, surge à relação entre o Direito e a Literatura e, com ela, emergem os diversos aspectos em comum entre ambos, ou ainda presentes em um e que ajudam a construir e desenvolver o outro e vice-versa.
Ou seja, surge como uma alternativa para a abordagem clássica do Direito, a qual é baseada em ideias do positivismo jurídico, possibilitando uma visão interdisciplinar e diminuindo, assim, as diferenças temporais que existem entre o Direito, consolidado na forma da lei, e a Sociedade, em permanente evolução.
Neste contexto, pode-se destacar a possibilidade da análise do Direito por diferentes modos, ou seja, enxergar o Direito a partir da Literatura torna possível vê-lo de forma plural, analisando-o não apenas a partir da letra da lei.
Na intersecção entre o Direito e a Literatura também figura a interpretação do próprio fenômeno jurídico, donde resta possível verificar as mudanças ideológicas que afetam ao
Direito, na linha temporal histórica.
Outro fruto virtuoso dessa