filosofia
R – A Filosofia surgiu devido à necessidade de resolver um problema prático, ético e político, a necessidade de um pensamento crítico e racional em que se desenrolavam em determinados povos em momentos históricos importantes. Uma maneira de procurar e encontrar a verdade através deste meio racional de pensamento. O surgimento de um grupo que não se contentava com o óbvio e que precisou de maneira radical buscar aprofundamento dos porquês das coisas.
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
R – De acordo com o senso comum, a Filosofia é apenas o ato do pensamento em si, o conhecimento que recebemos de geração a geração. Ao pensar sobre determinado tema acreditamos estar filosofando. A diferença entre o conceito dado pelo senso comum e a definição dada pelos gregos é que a Filosofia não significa apenas o ato de pensar, mas sim um saber lógico, rigoroso, que busca as raízes das situações e não se satisfaz apenas com as partes, e sim com o todo e as respostas para os porquês.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
R – A Filosofia continua mantendo como característica a pretensão de conhecer o todo como tal, o estudo dos “porquês”, enquanto a ciência moderna nasce e se consolida como o conhecimento da realidade a partir do estudo das partes e enquanto estudo do “como” da realidade.