Aluno
A cultura do Nordeste, região formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, desenvolveu hábitos próprios com relação ao mundo e às manifestações culturais, herdados de geração em geração.
A festa de São João, uma das principais festas representativas da cultura do nordeste, é comemorada no dia 24 de junho. De origem portuguesa, é festejada com danças típicas, como a quadrilha e o forró. Uma fogueira é acesa para anunciar o nascimento do santo. As comidas de milho e coco, são típicas da época, entre elas, a canjica, a pamonha, o bolo de milho e o pé de moleque preparado com massa de mandioca. A cidade de Caruaru, em Pernambuco é considerada a capital do forró.
O Reisado, é uma dança dramática popular com que se festeja o dia de Reis, onde os personagens representam a visita dos Reis Magos ao Deus menino. Os participantes vestem roupas coloridas, enfeitadas de fitas, espelhos etc., faz parte da cultura do nordeste, sendo festejada nos estados de Alagoas e Piauí.
A poesia popular é representada pela literatura de cordel, recitada ou publicada em folhetos, contam os costumes e as crenças da população, onde os personagens podem ser reais ou fictício. Os repentistas são os cantadores que divulgam a poesia popular da cultura do Nordeste.
O artesanato da Região é bastante diversificado, com a produção de trabalhos decorativos e utilitários, confeccionados em cerâmica, madeira, conchas, rendas etc. A arte da renda foi trazida pelos portugueses, onde a mulher rendeira é uma personagem típica da cultura do Nordeste..
A capoeira, originária da África, trazida pelos escravos, é uma luta