economia
2º Exercício em sala – parte única.
Questão: Como explicar que o desenvolvimento exponencial tecnológico da 2ª Revolução Industrial encontrou-se inadequado com as instituições?
A 2ª Revolução Industrial ocorreu no final do século XIX, e tem como característica o aprimoramento das tecnologias implantadas na 1ª Revolução Industrial. Aperfeiçoamentos como a introdução do aço nas máquinas a vapor (o aço é mais resistente ao calor), e melhores matérias primas visando aumentar a produção.
Diversos fatores limitavam o investimento em equipamentos para desenvolver a produção em massa com qualidade. Em destaque, a existência de “economias externas” em diversos distritos industriais desenvolvidos. Este fenômeno consistia na oferta de diversos fatores de produção especializados em um mesmo mercado local, deixando-se de otimizar os recursos produtivos dentro da firma, optando-se pelo uso destes fatores de produção coordenados pelo mercado, articulando pequenas e grandes firmas. Esta relação tornou-se nociva ao desenvolvimento devido à falta de investimentos e ao conservadorismo dos capitalistas.
Além disto, o ordenamento jurídico e os arranjos de propriedade impunham às firmas o modelo de “firma-propriedade”. Isto restringia os recursos para investimento e gestão aos disponíveis à família proprietária ou a um pequeno grupo de sócios. Este modelo também impunha aos proprietários a responsabilidade integral com as dívidas da firma, fomentando a aversão a riscos por parte dos empresários.
Em virtude desse regime integral de propriedade, foi limitado o aumento das firmas, já que aumentou o conservadorismo das firmas em um mercado concorrencial que não estimulava a consolidação para ganhos de escala e concentração dos mercados.
l