filosofia
A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.
A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas de forma que interfere diretamente no ritmo de todos os colaboradores, acredito que o ritmo esta ligado ao ramo de atividade e gral de concorrência de cada mercado.
Esse é o maior desafio das empresas.
De um lado o aumento da produção gerando cada vez mais lucros, do outro uma relação trabalhista antiquada.
Vivemos num fantástico dualismo, quanto mais os sistemas produtivos se modernizam, transformam-se para atender a demanda e gerar mais lucros, vemos que a grande maioria dos RH´s gastam muito tempo com a "folha de pagamento" e suas "guias".
E mesmo quando há um plano de remuneração e analise de desempenho, estudo de clima e implantação de técnicas motivacionais, a realidade de nossas leis trabalhistas (datadas do século passado) em nada favorecem a motivação dos empregados.
Assim continuamos tratando esse desafio de forma unilateral.
Algumas empresas mudam suas estruturas, a tecnologia, produtos/serviços, suas culturas, estratégias de motivação e os contratos de trabalho.
E alguns empregados estudam, capacitam-se, trabalham a auto-motivação e procuram empresas com gestão