Filosofia
A Filosofia é divida em períodos com características diferentes, como podemos ver na filosofia antiga, onde os grupos pré-socráticos, que buscava um princípio lógico que explicasse a própria natureza, Filosofia Socrática, em que questões humanas superaram as preocupações sobre o princípio ordenador da natureza, a Filosofia sistemática, marcada pelo conhecimento e associação com a atividade política e Filosofias do helenismo que ultrapassa as antigas fronteiras da ética.
Outra divisão da Filosofia, a filosofia medieval, é voltada para a teologia, filósofos como Santo Agostinho Tomás de Aquino foram responsáveis pela cristianização e modernização das teorias do mundo cristão.
A Filosofia Moderna propôs uma nova perspectiva política e metodológica, ganhou novos ares e foi marcada por um movimento de novas elaborações filosóficas de Maquiavel, Montaigne, Erasmo, More, Galileu, Descartes e Locke .
Com grande crítica à metafísica, a Filosofia Contemporânea marcou de muitas formas a filosofia contemporânea com o idealismo kantiano.
2) Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.
A diferença entre o conceito socrático e o platônico está nas ideias de Sócrates que defende a filosofia como busca de sabedoria, modo de viver e não apenas de saber e a filosofia de Platão que defende o encontro da sabedoria, como verdade encontrada e conhecida.