Filosofia
Vários são os motivos do desemprego em nosso país assim como o trabalho infantil, o maior dele é a falta de cultura e oportunidade que muitas famílias acabam não tendo, em função da desigualdade social.
Nos dias de hoje para que o desemprego não ocorra, é necessário estudo, no mínimo ensino médio e cursos técnicos, mas de preferência que consigam chegar ao nível universitário, além de cursos de aperfeiçoamento. Um grande problema, pois a nível de gratuidade, os estados e municípios são ainda muito carentes, grande parte das especializações são pagas, o que deixa as famílias de baixa renda cada vez mais distante da cultura, conhecimento e chances de ter um emprego formal. Acaba que isto vai passando de pai para filho como se diz, pois a família sem condições de dar uma vida minimamente adequada a seus filhos os tiram da escola e começam a colocá-los nos mesmos trabalhos informais, afinal quanto mais mão de obra mais dinheiro chega até a casa destas famílias, isto quando eles conseguem ter uma casa, normalmente são barracões em locais de risco.
Outro grande problema, são os meios fáceis de ganhar algum dinheiro (drogas e tráfico), onde a cultura não é nada necessária.
Para que se possa mudar isto é preciso que vários profissionais atuem juntos, tais como professores mostrando que todo o aprender é válido, psicólogos tentando chegar no fundo dos problemas mais íntimos de cada pessoa, e mostrar que tudo tem uma solução e os assistentes sócias, tentando junto as políticas públicas resgatar estas famílias e dar-lhes o mínimo de