Historia geral
Deus é o Deus da História. A História não é um fluxo de acontecimentos ao acaso, pois Deus, está executando no devido tempo um plano que Ele concebeu na eternidade (passada) e que será consumada na eternidade (futura). Nesse processo histórico, Jesus Cristo, na qualidade de semente futura de Abraão, é a figura chave. O plano de Deus é resumir todas as coisas em Cristo.
“Ninguém vai ao Pai, senão por mim” João 14:6 Embora a Bíblia ensine que Deus criou o universo, há quem conteste a sua participação nele. Algumas pessoas asseveram que ele não tem parte no andamento ordenado das coisas. A Bíblia, contudo, afirma o contrário. Deus sustenta e controla o universo que criou.
“Assim diz o Senhor, que dá o sol para a luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para a luz da noite, que fende o mar e faz bramir as suas ondas; o Senhor dos exércitos é o seu nome” Jer. 31:35
Se Deus deixasse de controlar e sustentar o universo por um instante sequer, este se desintegraria. A Bíblia registra que tudo depende dele, seja a mudança de estações, o crescimento das plantas e animais ou o movimento da terra e o das estrelas. O profeta Daniel disse ao rei pagão Belsazar, que Deus tem nas mãos as nossas vidas.
“Destes louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, a Ele