Serviço social
O filme retrata a história de um jovem operario desta época , que como muitos outros é empregado de uma grande fábrica e como a demanda de trabalho era grande, o mesmo acaba adquirindo problemas de stress, de tanto apertar parafusos, problemas esses que hoje conhecemos como LER-Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT-Desturbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; devido a grande frequência de movimentos repetitivos, como conta a história.
A demanda industial naquela ápoca era alta, o trabalho era arduo, necessitava de muito esforço físico, as jornadas de serviço eram longas , fazendo com que os trabalhadores adquirissem doenças ocupacionais e ficassem cada vez mais cedo inaptos para o trabalho.
Tanto o filme , quanto o livro retratam as manifestações trabalhistas que ocorriam naquele periodo, onde os trabalhadores lutavam por seus direitos, greves eram feitas em busca de melhores condições de trabalho, pessoas eram presas e mortas em manifestações como mostra o filme.
O estado entendeu que mesmo tendo mão de obra abundante , a mesma necessitava ser disciplinada para o trabalho, então lançou estrategias institucionais e ideológicas para atingir seu objetivo. Foi quando surgiu o Serviço Social, onde a Igreja Católica tinha o objetivo de recristanizar a sociedade.
A industrialização crescia cada vez mais e movimentos trabalhistas também, por isso havia a necessidade de controlar a massa operária .
Para diminuir ou