Folclore
O Folclore é uma ciência considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.
A caracterização do folclore se dá pelas seguintes características:
1. Anonimato (Não te autor conhecido)
2. Aceitação coletiva
3. Transmissão oral
4. Tradicional idade
5. Funcionalidade
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antigüidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet.
Devido ao seu caráter dinâmico e representativo da sociedade brasileira como um todo e também local, é de suma importância o estudo e a compreensão do folclore na influência e construção dos valores que cerceiam a estrutura da Música Popular Brasileira ao longo da história.
Folclore na sociologia: termo geral que abrange crenças costume e conhecimentos de qualquer cultura transmitidos verbalmente, por observação ou por imitação. Os folcloristas atuais fazem distinção entre o folclore autêntico e outras manifestações culturais, como as canções populares, as histórias ou as lendas do passado. Este tipo de material é definido por alguns como conhecimentos ou cultura popular. Entretanto, a tradição folclórica e a popular se sobrepõem: as formas populares utilizam de modo contínuo formas genuinamente folclórica para sua inspiração e as adaptam à sua tradição verbal.
Tipo de Folclore: O material folclórico pode ser classificado em cinco grandes áreas: crenças, costumes, relatos, canções e refrões e arte popular. As crenças populares englobam todo tipo de idéias sobre os temas que preocupam o homem, desde a causa e a cura de doenças até a especulação sobre a vida depois da morte, assim como superstições, magia, adivinhação, bruxaria e aparições fantasmagóricas ou de criaturas fantásticas e mitológicas. Os costumes compreendem todo o material