filosofia
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPOS I
JEFFERSON S.
FILOSOFIA GERAL
Teixeira de Freitas - Ba
Junho / 2013
JEFFERSON S.
A ORIGEM DA GLOBLIZAÇÃO E OUTROS TERMOS
Trabalho apresentado a Faculdade do Sul da Bahia – FASB Campos I, como requisitos para a disciplina: Filosofia Geral, apresentado ao docente Ademar Bogo, no curso de direito, turma 1º B.
Teixeira de Freitas
2013
Em geral as palavras, artes e pensamentos para alguns pesquisadores podem identificar um momento histórico. Segundo o autor, GOULART Serge, Palavras-chaves, traduzem deformadamente as ações ou as necessidades das classes dominantes, carregadas dos desejos e impondo suas vontades e interesses enquanto subsistir. No Século XV, com as grandes navegações e descobertas marítimas, teve início a uma sequência de exploração pelos burgueses e Governantes europeus, das terras conquistadas, chamadas de novo mundo, submetendo a uma política mercantilista, integrando colônias e metrópoles, criando um comércio mundial. Ao passar dos séculos a necessidade permanente de expansão do capital, obrigava a burguesia das nações imperialistas a tentar tomar o mercado do outro, e tomando mercados tentavam destruir o capital adversário e continuar a própria acumulação. Destruir capital falia a riqueza acumulada, e a riqueza acumulada é trabalho realizado pela força de trabalho do homem. Assim com a constituição do mercado mundial, a busca agora é pelo lucro.
Com o objetivo de aumentar a taxa de lucro as grandes economias capitalistas iniciaram a primeira onda de investimento no exterior em busca do baixo processo produtivo pelas indústrias, com meta de reduzir os custos, optando por países onde a mão-de-obra e material são mais baratos, o operário produzia mais por menos salários. Este sistema veio evoluindo de acordo a necessidade humana e exigência mundial. Para o autor Goulart, a