Astronomia
A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Ela está preocupada com a evolução, a física, a química, e o movimento de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo.
Principais estudiosos
Eratóstenes (276-195 a.C.)
O astrônomo grego foi o primeiro a medir o tamanho da Terra corretamente. Ele mostrou que o diâmetro aproximado do nosso planeta era de 12.713 quilômetros.
Claudius Ptolemaeus (Ptolomeu) (120-189)
Chamado de O Príncipe dos Astrônomos, Ptolomeu observou 1.022 estrelas e agrupou-as em 48 constelações, basicamente as conhecidas até hoje. Seu trabalho só recebeu modificações no século XVI, quando os europeus exploraram o hemisfério sul e descobriram novas constelações.
Nicolau Copérnico (1473-1543)
Sugeriu que a Terra girava em torno de si mesma e orbitava ao redor do Sol. Os gregos também já tinham dito isso. Copérnico ganhou o título de Pai da Astronomia Moderna.
Galileu Galilei (1564-1642)
Galileu, físico italiano, foi o primeiro a se utilizar do telescópio astronômico. Com ele, descobriu quatro dos satélites de Júpiter e viu as crateras da Lua. Estas descobertas alarmaram a Igreja. Para os padres, "as pretensas luas de Júpiter eram visíveis a olho nu; portanto, não tinham a menor importância para a vida humana; logo, não existiam". Ele convidou os padres a usar o telescópio, mas todos se recusaram. Galileu sustentava que o Sol era o centro do sistema planetário, e não a Terra. Mas foi obrigado pela Igreja a se retratar. Somente em 1984 o papa João Paulo II reconheceu que Galileu Galilei estava certo.
Johannes Kepler (1571-1630)
A astrônomo alemão descobriu que os planetas se movimentam com velocidades variáveis e que o movimento tem a forma de uma