amazonia
A vegetação da Floresta Amazônica é muito grande, e não se sabe quantas árvores se abrigam na extensão da grande floresta. O desmatamento da floresta é muito preocupante para o Brasil.
Na floresta amazônica existem muitos tipos de vegetação. Existe a vegetação que fica dentro dos rios, que se chamam matas de igapós, a vegetação das várzeas e de terra firme.
A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total desflorestada corresponde a mais de 350 mil Km quadrados, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30mil por dia e 8 milhões por ano. Com isso, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desaparecem da Amazônia.
Em 1988, começou uma discussão internacional a respeito da Amazônia, o equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da terra.
A floresta Amazônia possui grande quantidade de árvores altas.
O angelim-pedra pode alcançar até 60 metros de altura. É uma das maiores árvores da floresta amazônica. Cresce geralmente em terra firme e várzeas altas nos estados do Amazonas,Pará e Acre.
As florestas não inundadas, ( de terra firme) são bastantes férteis.Porém a maior parte da vegetação é facilmente lavada por erosão. Após desmatada a terra fica improdutiva depois de poucos anos.
A floresta amazônica é uma típica floresta pluvial ( pois tem muita água).
O cacaueiro é uma das árvores tropicais mais cultivadas por suas sementes que são matéria-prima para a produção do chocolate.
HIDROGRAFIA
Os rios amazônicos diferem quanto à qualidade de suas águas e sua geomorfologia. Os principais rios, baseando-se na coloração de suas águas são:
•De água preta: Negro •De água clara: Tapajós •De água barrenta: Solimões e Amazonas
Os rios de água preta apresentam esta coloração devido à presença de ácidos húmicos e fúlvicos resultantes da