Filosofia
Curso de Direito
Disciplina: Antropologia
Professor:
Turma:
Aluno:____________________________________________Matrícula_______
_____
Data: 2ª NI Nota:_____________ (________________)
Comando: Para não centralizar a avaliação dos conhecimentos em um só instrumento avaliativo, desta feita teremos três mecanismos de avaliação centrados nos debates sobre questões que perpassam a Vida Urbana e Rural e suas implicações na prática jurídica. Sendo assim distribuídas:
Primeira Atividade – Como sugere o Projeto Interdisciplinar do Curso de Direito e tendo como referência o aporte teórico das disciplinas Antropologia, Teoria Geral do Processo e Direito Constitucional I, os alunos organizados em grupos, desenvolverão Artigo Científico com análise teórico/crítica sobre temáticas relacionadas às questões da Vida Urbana e Rural (3,0 pts.).
Segunda atividade – Tendo novamente o Projeto Interdisciplinar do Curso de Direito como referência, os alunos organizados em grupos, planejaram e desenvolveram tarefas para realização do III Fórum de Ciências Jurídicas e Ciências Afins: diálogos e reflexões – Vida Urbana e Rural. Sendo avaliados pelo cumprimento das tarefas sob suas responsabilidades (4,0pts.).
Terceira atividade – Os mesmos grupos de alunos que desenvolveram o Artigo Científico devem, agora, elaborar um Texto Acadêmico, de até 3 (três) laudas, observando o seguinte enunciado:
Tomando por base o texto de LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2001. pp 11/62, é possível perceber as questões envolvidas no surgimento da Antropologia, como ciência, no século XIX que, em seus pressupostos teóricos/metodológicos, sugere uma abordagem que leve em consideração as múltiplas dimensões do ser humano viver em sociedade. Sendo assim, é possível fazer uma interface entre o que nos ensina a Antropologia e a prática profissional do/no Direito. Aproximação esta