Psicologia geral
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROF. MARIA JOSÉ
ALUNO: MARCELO DA SILVA BATISTA COD: 1090214
RESUMO
CONCEITO, FORMAÇÃO E MEDIDA DA PERSONALIDADE.
Quando nos referimos a personalidade vem logo em nossa mente as características individuais que cada individuo possuem, e que causa alguma impressão nos outros. A palavra personalidade se origina da palavra latina persona, nome dado á mascara que os atores do teatro antigo usavam para representar seus papéis(“per-sona” significa ”soar através”).
Com estudos feitos para conceituar personalidade percebeu-se princípios subjacentes que são; Principio da globalidade onde personalidade é tudo o que somos; principio social onde a personalidade consiste nos hábitos e características adquiridos em resultados das interações sociais, que promovem o ajustamento do individuo ao meio; principio da dinamicidade que defende que a personalidade e responsável por organizar, integrar e harmonizar todas as formas de comportamento e características do individuo, e por fim o principio da individualidade, a personalidade é sempre uma realidade individual, que marca e distingue um ser do outro.
A psicologia entende por personalidade aquele conjunto de total de características próprias do indivíduo que, integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio.
A formação da nossa personalidade tem inicio desde no instante que o óvulo e fecundado no entanto fatores genéticos e ambientais vão desenvolver a personalidade do individuo.
Estudos comprovam que herdamos dos nossos pais algumas características da nossa personalidade , a hereditariedade se dar de forma indireta, através das estruturas orgânicas pelas quais respondemos aos estímulos.
A hereditariedade da espécie caracteriza os membros de uma mesma espécie ou seja as estruturas são herdadas, mas não o comportamento, um exemplo as