Arranjo físico
Tem por objetivo a localização física dos recursos, de forma simples. Definir o ARRANJO FÍSICO é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção.
O ARRANJO FÍSICO é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva, pois ele é responsável pela sua forma e aparência.
PROCEDIMENTO DE ARRANJO FÍSICO
Procedimento de Arranjo Físico consiste na importância de uma boa escolha na hora de decidir o Tipo de Arranjo Físico mais adequado para sua empresa, pois o Arranjo Físico é uma atividade de longa duração a para longo prazo porque esta é demorada e na maioria das vezes tem um alto custo.
Com o Tipo de Arranjo Físico escolhido errado pode se levar a insatisfação dos clientes ou a perdas na produção. Os processos podem se tornarem mais longos e confusos formando ao longo da operação inconveniências.
Após ter escolhido o Tipo de Arranjo errado temos a ferramenta de Re-arranjo que é corrigir ou adequar o Arranjo Físico escolhido para obter um melhor desempenho dele na empresa, este processo leva muitas vezes a interrupção do processo ou insatisfação dos clientes.
TIPOS BÁSICOS DE ARRANJO FÍSICO - Arranjo Físico Posicional - Arranjo Físico por Processo - Arranjo Físico Celular - Arranjo Físico por Produto
Arranjo Físico Posicional: Também é conhecido POSIÇÃO FIXA, sua característica é que os recursos transformados são fixos no mesmo lugar enquanto os recursos transformadores são móveis. A razão para isso pode ser o fato do produto ou sujeito sejam muito grandes para ser movidos de forma conveniente, ou podem ser ou estar em um estado muito delicado para serem movidos.
Ex.
Cirurgia de Coração: o paciente se encontra em um estado delicado para ser movidos.
Construção de uma Rodovia: O produto é muito Grande para ser