Estratégia executiva
As empresas cada vez mais estão utilizando ferramentas que auxiliam no gerenciamento dos seus processos, o planejamento estratégico é uma delas.
Para se alcançar o resultado desejado de maneira eficiente, eficaz e efetiva, os objetivos traçados pela empresa deverão ser ousados e alcançáveis. Segundo Oliveira (2001) “[...] os gestores deveriam entender que é primordial as empresas obterem um planejamento estratégico estruturado, pois só assim poderiam delinear um futuro esperado para suas empresas e maneiras de alcançar ou se aproximar o mais possível desse futuro desejado. Inclusive, se uma maneira não deu certo, o gestor sabe como direcionar para outra opção no momento certo e de forma adequada”.
DESENVOLVIMENTO
Etapas do Planejamento Estratégico
Definição ou Revisão da Identidade VISÃO e MISSÃO
Para elaboração da Missão é necessário que a empresa entenda seu negócio, a linha de atuação e os tipos de produtos/serviços oferecido por ela. Já a Visão indica qual o rumo tomar para a organização chegar onde deseja, projeta expectativas.
Análise Interna
A partir da análise ambiental se identificam as ameaças e oportunidades da empresa, isso é muito importante para poder dar um rumo ao planejamento estratégico e assim saber com quais os recursos trabalhar e quais os pontos vulneráveis da organização. As oportunidades são fatores que se bem aproveitadas podem favorecer uma vantagem competitiva para a empresa, já a ameaça são fatores que podem conturbar o funcionamento da organização.
Análise Externa
A relação com o meio externo é um fator primordial para a existência das empresas, por isso é muito importante saber como esse ambiente está organizado. Os fatores que podem afetar diretamente as empresas são: características atuais, tendências futuras, concorrência, fator econômico, político, social, cultural e legal.
Definição de metas e objetivos
Os objetivos da empresa devem estar relacionados com os propósitos da