Filosofia
É a passagem da visão mítica para a visão racional.
Por meio da reflexão nos possibilita procurar a verdade, superar a situação dada e não escolhida, impedindo a estagnação.
CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA:
1- RADICAL - É RADICAL PORQUE BUSCA EXPLICITAR OS CONCEITOS QUE ESTÃO NA BASE DO PENSAR E AGIR. INVESTIGA OS PRINCIPIOS QUE ORIENTAM A NOSSA EXISTÊNCIA.
2- RIGOROSA - PORQUE TEM UM MÉTODO PARA PROCEDER COM RIGOR - OS CONCEITOS TEM QUE SER CLARAMENTE DEFINIDOS.
3- SABER DE CONJUNTO - É INTERDISCIPLINAR, OBSERVA OS VÁRIOS ASPECTOS DE UM PROBLEMA.
MITO - NARRATIVA TÍPICA DA SOCIEDADE ANTIGA CUJO O CONTEÚDO NÃO SE QUESTIONA, A INTELEGIBILIDADE É DADA E ERA DE EXTREMA IMPORTANCIA PARA O HOMEM ANTIGO EXPLICAR O MUNDO, AS RELAÇÕES E OS ACONTECIMENTOS A SUA VOLTA, É A PARTIR DESSES MITOS QUE SURGEM AS QUESTOES FILOSÓFICAS.
FILOSOFIA - RUPTURA DIANTE DO SABER RECEBIDO, CONVIDA A DISCUSSÃO, INTELEGIBILIDADE PROCURADA, REJEIÇÃO DO SOBRENATURAL E A DEFINIÇÃO RIGOROSA DE FILOSOFIA É UM PROCESSO GRADUAL, MARCADO PELO SURGIMENTO DO PENSAMENTO RACIONAL BUSCANDO ENTENDER A ORIGEM, PASSAGEM DA NARRATIVA MÍTICA PARA A NARRATIVA RACIONAL.
OS SOFISTAS.
+ PARA OS SOFISTAS O CONHECIMENTO DEPENDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS E POR ISSO PODE VARIAR. É O HOMEM QUE DÁ SENTIDO A TODAS AS COISAS. SEPARAM O SABER DO ESPIRITUAL.
+ RELATIVISMO - AS COISAS SÃO COMO NOS PARECEM SER, TUDO DEPENDE DO NOSSO OLHAR.
O conhecimento humano é relativo, uma vez que depende de fatores aleatórios ou subjetivos (depende do olhar, das circunstâncias) logo o conhecimento absoluto, a verdade absoluta não podem existir.
IMPOSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO EM SENTIDO ESTÁVEL
MAIS IMPORTANTE QUE O VERDADEIRO, É PODER SER PROVADO OU DEFENDIDO.
+ ACREDITAVAM NAO HAVER NENHUMA OUTRA INSTANCIA ALÉM DA OPINIÃO A QUE SE PUDESSE RECORRER PARA AS DECISOES DA VIDA PRÁTICA.
+ A JUSTIÇA VEM DAS DECISÕES TOMADAS ATRAVÉS DO CONSENSO ENTRE AS PARTES COM BASE NO DISCURSO, NA PERSUASÃO