Estudante
Uma certa noite, Dan tem um sonho estranho que está suas pernas estão quebrando e se despedaçando, e ao fundo duas botas limpando todos os “cacos” de sua perna. Em uma dessas noites de pesadelo, ele sai e se depara com um senhor em uma loja de conveniência com as mesmas botas que ele via em seu sonho.
Este senhor era Sócrates, que com lições de vida passa a treiná-lo para se desenvolver e evoluir. É então que surge no filme a “maiêutica socrática” que nada mais é que a procura da verdade no interior do ser humano, consistindo em fazer a pessoa primeiramente duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto e depois o levar a ter uma nova ideia. Essa teoria maiêutica socrática consiste na frase “conhece-te a ti mesmo”, e é exatamente o que Sócrates fez com Dan, o levou a experiências diferentes e proporcionou diversos ensinamentos de forma que ele pudesse conhecer melhor ele mesmo, e buscar sua felicidade plena.
A coincidência do nome “Sócrates” no filme não é por acaso, uma vez que no filme, o senhor realiza o papel que o filósofo realizava com seus discípulos ou interlocutores, que consistia em provocar, despertar eles. Ambos os Sócrates tem função de “treinadores” para seus respectivos “discípulos”.
Porém, Dan se vê diante de muitas dificuldades e desiste de seus encontros com Sócrates, até que sofre um acidente e os médicos não acreditam na possibilidade dele voltar pra ginástica. Após muita frustração e revolta, volta a procurar por Sócrates que o ajuda a treinar (tanto psicologicamente quanto fisicamente) mostrando a Dan que ele é o único responsável por suas próprias ações.
Depois de muitas reflexões, Dan percebe que