Filosofia e Ética
A filosofia teve início no final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor, nascendo como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza.
O pensamento filosófico é questionador, baseado em algo concreto, enquanto o Mito não tem bases científicas, sendo uma narrativa sobre a origem de alguma coisa baseada apenas na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.
2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia na Grécia? Qual delas é mais aceitável?
1- A tese “orientalista”, aponta que a filosofia foi formada a partir de contribuições da sabedoria oriental e civilizações que antecederam à grega.
2- A tese do “milagre grego”, coloca o surgimento da filosofia como inesperada e espantosa, um acontecimento espontâneo, único, posicionando o povo grego como excepcional.
3- A tese mais aceitável é a de que não foi nem orientalista e nem um milagre, e sim fruto de conhecimentos adquiridos a partir do contato com a sabedoria oriental, somados a impressão de mudanças de qualidade no que receberam do oriente e culturas precedentes, que até pareciam ter criado sua própria cultura.
3. Quais os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia?
As viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política são os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia.
4. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos. No período da Filosofia Antiga havia a busca de conhecimento para a origem do mundo, as causas das transformações da natureza, estudo do ser humano em sua vida política e moral. Foi no período da Filosofia antiga que se deu