Filosofia e psicanálise
RELATÓRIO
Palestra: Filosofia e Psicanálise
Profº Francisco Moura – Pós –graduação – PUC / PR
O professor iniciou sua palestra apresentando o livro: Temas de epistemologia, no qual o capítulo sobre a gênese do impulso do saber serveria de base para sua explanação:
- Psicanálise Freudiana: tímida na área de educação ( teoria da estrutura e funcionamento da mente humana e um método de análise dos motivos do comportamento.
- Para Freud, as anciedades manifestadas através das neuroses, são consequências da energia (lilido) ligada à sexualidade; a energia reprimida tinha expressão nos vários sintomas neuróticos que serviam como um mecanismo de defesa psicológica.
- Segundo análise dos pensamentos freudianos:
* O impulso do saber é articulado com a sexualidade.
* O corpo possui uma qualificação de estímulos (sexuais).
* A vida adulta é derivada da sexualidade infantil ( vai se desenvolvendo parcialmente);
* Mecanismos de defesa:
São processos subconscientes que permitem à mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência.
A psicanálise supõe a existêcia de forças mentais que se opõem umas as outras e que batalham entre si. Alguns mecanismos de defesa são: castração, sublimação e repressão.
- Estinto primário: são estímulos derivados
* Teoria dos instintos ( mitologia ( entidades míticas
- A psicanálise como conhecimento científico é um objeto de pesquisa que precisa ser testado em laboratório para comprovação; já como conhecimento filosófico é um objeto de análise, que não pode ser testado, ex: sentimentos…
- Fases do desenvolvimento segundo Freud:
* Pré-genitais: oral, anal e fálica
* Período de latência
* Puberdade
*