Filosofia e pensamento pedagogico
Acerca do que é conhecimento, considere:
I – É uma forma de compreender e explicar o mundo e as coisas nele contidas.
IV – Os gregos entendiam que havia conhecimentos teóricos e conhecimentos práticos.
2) Classifique os conhecimentos de acordo com a sua fundamentação e depois assinale a alternativa correta.
Mitologia Baseia-se na fantasia e na superstição, Religião Baseia-se na fé e na tradição, Senso Comum Baseia-se no conhecimento evidente e sem mediações, Ciência Baseia-se na verificabilidade e na comprovação, Filosofia Baseia-se na razão e na lógica.
3)Nos primórdios da humanidade, a forma de conhecimento espontâneo diante da natureza e de suas forças, adquiriu o caráter mitológico: uma interpretação livre baseada na crença em poderes sobrenaturais. Posteriormente, segundo alguns autores, o mito originou a filosofia. Momento conhecido como a passagem do mito à razão; a qual, na sequência originaria, a ciência.
Acerca da passagem do mito à razão, é correto afirmar:
A passagem do mito à razão pode ser entendida como sendo o momento em que as explicações fantasiosas foram substituídas por explicações mais plausíveis e lógicas.
4) O espanto e a admiração do homem grego diante da ordem presente no mundo foi o mote de suas inquietações e da busca de respostas sobre a origem da realidade. Assim surge a cosmologia e a compreensão da possiblidade de se encontrar o arquê, o elemento originário de toda a natureza.
Acerca das características da filosofia nascente é correto afirmar que:
É um pensamento crítico, reflexivo e questionador, com valor em si.
5) O que nos humaniza é a educação; tudo o que somos, enquanto seres racionais, culturais e sociais é adquirido através dessa esfera. Em função disso, o compromisso primeiro da educação deve ser com a verdade e não com interpretações de mundo de determinadas épocas e lugares.