Etimologia de Paleontologia
A Trigonometria (trigono: triângulo e metria: medidas) é um ramo da matemática que trata das relações entre os lados e ângulos de triângulos (polígonos com três lados). A trigonometria plana lida com figuras geométricas pertencentes a um único plano, e a trigonometria esférica trata dos triângulos que são uma seção da superfície de uma esfera.
A trigonometria começa como uma matemática eminentemente prática para determinar distâncias que não podiam ser medidas diretamente. Serve à navegação, à agrimensura e à astronomia. Ao lidar com a determinação de pontos e distâncias em três dimensões, a trigonometria esférica amplia sua aplicação à física, à química e a quase todos os ramos da engenharia, em especial no estudo de fenômenos periódicos, como a vibração do som e o fluxo de corrente alternada.
A trigonometria começa com as civilizações babilônica e egípcia e desenvolve-se na Antiguidade graças aos gregos e indianos. A partir do século VIII, astrônomos islâmicos aperfeiçoam as descobertas gregas e indianas, notadamente em relação às funções trigonométricas. A trigonometria moderna tem início com o trabalho de matemáticos no Ocidente a partir do século XV. A invenção dos logaritmos pelo escocês John Napier e do cálculo diferencial e integral por Isaac Newton auxilia os cálculos trigonométricos.
O QUE É TOPOGRAFIA
Análise e representação gráfica detalhada de um terreno que direciona toda a implantação da construção.
Topografia (do idioma grego topos, lugar, região, e graphein, descrever: “descrição de um lugar”) é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
A topografia é também instrumento fundamental para a implantação (chamadas locações) e