Filosofia e dimensões históricas da educação física
A história não deve ser apenas um amontoado de fatos, datas e nomes em uma seqüência cronológica, mas sim um instrumento para a discussão crítica do passado, comparando e analisando acontecimentos relevantes, que proporcionem soluções para problemas do presente.
A história humana é construída por evidências, achados, documentos, fontes primárias e depoimentos materializados por caracteres simbólicos conhecidos como escrita. Pode-se afirmar que a história humana teve início junto com a aquisição da habilidade de escrever e registrar os fatos do cotidiano. Isto teria ocorrido a aproximadamente 5 mil anos, mas o que teria ocorrido antes da escrita?
A arqueologia é a ciência que desvenda uma série de pistas e indícios sobre a vida humana anterior à escrita e levanta hipóteses sobre como teria sido o período pré-histórico.
Acredita-se que há cerca de 12 milhões de anos, pequenos macacos com aproximadamente um metro de altura, viviam em diferentes regiões da
Europa, Ásia e África. O desenvolvimento dessa espécie seria a chave para a evolução do homem. O macaco, chamado de Ramapithecus, era dotado de algumas habilidades que o diferenciavam de outros macacos.
Ele atirava objetos em seus inimigos, carregava seus filhotes nos braços e se apoiava nas patas traseiras para vigiar seu território. Em função da seleção natural (Teoria evolucionista de Charles
Darwin), o Ramapithecus teria se tornado cada vez mais bípede e seus pés foram se adaptando a caminhar com segurança.
Os filhotes adaptados a caminhar não conseguiam mais agarrar com os pés o pêlo de suas mães, com isso pela necessidade foi sendo aperfeiçoada a postura ereta, que liberou as mãos para carregar os filhotes.
A liberação das mãos do Ramapithecus foi um acontecimento evolutivo de grande importância.
A evolução das mãos e das habilidades motoras que eles desenvolveram foram importantes para o aprimoramento do