Motricidade Humana: a despadronização do corpo em busca da autonomia
EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º semestre 2014
ÁREA: Ciências da Saúde
CURSO: Educação Física
PERÍODO: 1º Semestre 6º semestre. 2013
TURNO: Diurno, Noturno
DISCIPLINA: Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 horas/aula
I – EMENTA
Caracterização dos problemas fundamentais da reflexão filosófica e histórica da Educação Física. Estudo da concepção e relevância das atividades físico-esportivas em diferentes períodos históricos, trazendo à tona o discurso da corporeidade. Interpretação contextualizada da realidade da área, auxiliando no entendimento e questionamentos de idéias e ideais que norteiam a prática profissional em diferentes campos de atuação.
II – OBJETIVOS GERAIS
* Identificar os pressupostos básicos da atividade filosófica na ação de refletir de forma sistematizada e contextualizada.
* Proporcionar aos alunos uma reflexão filosófica sobre a tradição e o estado da arte da cultura corporal e esportiva e incentivar uma sólida formação teórica como requisito para uma intervenção cotidiana competente, ética, crítica e criativa.
* Interpretar o fenômeno da Corporeidade como elemento essencial na história da Educação Física no Brasil e no mundo.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao final do curso os alunos deverão estar aptos a desenvolver posicionamentos reflexivos críticos a respeito dos conhecimentos inerentes à educação física, pautados em questões contemporâneas e(ou) embasados em referenciais históricos específicos do desenvolvimento da atividade física humana sistematizada.
Os alunos deverão ainda:
* Conhecer as diferentes correntes de pensamento sobre corpo e motricidade humana nos diferentes períodos históricos;
* Ter um conhecimento básico sobre a evolução da educação física dentro de um panorama mundial histórico e principalmente no Brasil;
* Identificar a influência das características das sociedades dos diversos períodos históricos na prática da atividade física e