Filosofia vegetal
O estudo da função encontra-se geralmente associado ao estudo da estrutura (anatomia). A Fisiologia vegtal inclui o estudo da Fotossíntese, da Respiração e da Transpiração.
As plantas obtêm as suas reservas (energia, CO2, água e minerais) a partir do meio (ver Aquisição de Reservas). Por seu lado, factores ambientais diversos afectam as plantas directamente, através de alte-rações químicas e/ou físicas impostas aos processos metabólicos;estes serão tratados nos tópicos sob a designação Respostas a Pressões Ambientais.nas plantas toda a produção de células toma lugar nos meristemas
Influência do Ambiente Efeitos NocivosProvocados pelas condições ambientais. Formas de manifestação:Morte da planta,Morte de partes da planta,Redução da taxa de crescimento. Respostas AdaptativasSão controladas pela planta. A ocorrência de lesões/morte provocada por efeitos nocivos, implica falta de resistência por parte da planta. Existe grande variabilidade a este nível.
Resistência – pode ser entendida como uma forma de homeostase, permitindo à planta manter as funções na presença de um estímulo ambiental, sem alterações aparentes a nível fisiológico ou morfológico.
Resposta Adaptativa – controlo fino sobre a resistência aos efeitos nocivos. Envolve alterações dos limites em que ocorre a resistência, que podem ser: Reversíveis
Geralmente do âmbito fisiológico(Elasticidade), IrreversíveisGeralmente ocorrem ao nível morfológico(Plasticidade)
RESISTÊNCIA pode ser classificada do seguinte modo: As moléculas são per se resistentes ao stress (como os enzimas das bactérias termofílicas) OU As moléculas encontram-se protegidas dos efeitos nocivos exercidos por pressões ambientais, pela acção de outras moléculas, de estruturas especiais ou de padrões comportamentais.
Tipos de Resposta apresentados por Plantas a