Psicanálise- As parapraxias e o chiste
Autor: Charles Brenner
1-Descreva quais são os fenômenos que Freud nomeou como psicopatologia da vida cotidiana. R: Nesta contém lapsos de linguagem, lapsos de escrita, lapsos de memória, e muitos outros acontecimentos que atribuimos ao acaso e chamamos de acidente.
2-Procure o significado de parapraxias freudianas.
R: Parapaxias, são lapsos de memória onde a reprenssão age como um potente mecanismo de defesa do ego, fazendo o autor da memória se esquecer de um momento para outro o que considerava importante ser lembrado; isso acontece para que o desenvolvimento de ansiedade ou culpa sejam evitadas.
3-Explique porque a intenção de um lapso é inconsciente.
R: Este lapso é intencionalmente inconsciente, a informação é intencionalmente reprimida pois se vier à tona pode novamente gerar sentimentos de culpa, vegonha e ódio.
4-Explique porque algumas pessoas esquecem coisas importantes que teoricamente não deveriam.
R: A repreensão age tanto para que a causa e sua atuação real sejam inconscientes que a pessoa que sofre desses lapsos nunca saberá o porquê do acontecimento; nunca será capaz de explicar .
5-Explique os lapsos de linguagem e escrita.
R: Os lapsos de linguagem e escrita são claramente falhas na repreensão de um pensamento ou desejo inconsciente; o autor fala ou escreve o que realmente queria dizer e escrever, algumas vezes são intelegíveis e outras não.
6-Como podemos confirmar o significado de um lapso?
R: Quando um pensamento ou desejo inconsciente vem á tona, e não foi reprimido com muita intensidade, de tal forma pode voltar ao consciente ocasionalmente, ou com o trabalho de um psicanalista.
7-Para Freud o que determina um lapso, seja de linguagem ou de escrita?
R: Pelas circunstâncias em que o lapso aconteceu e da personalidade e situação de vida em que o indivíduo teve.
8-Explique a função do processo primário na formação de um lapso.
R: Num primeiro momento os lapsos