Filosofia Política
POLÍTICA
A Filosofia Política é indissociável de nossa condição social, através dela foram colocadas ideais e práticas sobre os limites e a organização do Estado, as relações entre sociedade e Estado, as relações entre economia e política, o poder do indivíduo, a liberdade, questões de justiça e Direito e questões sobre participação e deliberação, por exemplo. Investiga as relações humanas em sentido coletivo.
MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do
Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em
21 de junho de 1527.
Aos 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da Segunda
Chancelaria da República de Florença. Porém, com a restauração da família Médici ao poder,
Maquiavel foi afastado da vida pública. Nesta época, passou a dedicar seu tempo e conhecimentos para a produção de obras de análise política e social.
Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana.
Nos “Discursos sobre a primeira década de Tito
Lívio”, de 1513 a 1521, Maquiavel defende a forma de governo republicana com uma constituição mista, de acordo com o modelo da República de Roma Antiga. Defende também a necessidade de uma cultura política sem corrupção, pautada por princípios morais e
éticos.