Embrioes de Bovinas
É uma biotecnologia que permite recolher embriões de uma fêmea doadora e transferi-los para fêmeas receptoras com a finalidade de completarem o período de gestação.
2) Qual sua importância ?
A produção do animal consiste na possibilidade de uma fêmea produzir um número de descendente muito superior ao que seria possível obter fisiologicamente durante sua vida reprodutiva.
3) O que a TE fornece ?
Para viabilizar a implementação de biotécnicas afins, como a produção de clones e de animais transgênicos. Para o melhoramento zootécnico, ela é um importante instrumento porque acelera e confere maior precisão no processo de seleção animal.
4) Quais os objetivos da TE ?
É duplicar as atuais taxas médias de 1 a 3 gestações/coleta e aumentar a freqüência de coletas para 6 a 8 por ano. Nesse intuito, a transferência de embrião transpõe o conceito de que o processo de seleção genética e características fenotípicas permanecessem restritos ao macho, pois esta biotecnica possibilita a fêmea produzir um maior número de descendentes do que seria possível fisiologicamente, além de proporcionar através da congelação de embriões o transporte internacional de germoplasma sem o risco de transmissão de doenças, conservação de raças em perigo de extinção, dentre outros aspectos.
5) Como é feito o preparo para a colheita ?
Antes de se iniciar a procura dos embriões, deve ser preparado o ambiente e todo o material necessário para o procedimento de manipulação de embriões. Para o preparo do ambiente, caso o procedimento não seja realizado em um laboratório de T.E., deve-se reservar um espaço mais restrito, por exemplo, uma sala, um lugar limpo, seco, com boa iluminação e ventilação e que não venha levantar poeira, evitando o uso de ventiladores ou circuladores de ar, como também a possível circulação de insetos, animais e pessoas, locais próximos a estábulos e salas de alimentação, como medidas de controle sanitário. A temperatura ideal para